Governador Camilo Santana conhece propostas de holandeses para o Porto do Pecém



O Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e atua como Hub Port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo

rWhatsApp Image 2016-08-09 at 09.13.31O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário da Infraestrutura, André Facó, e do diretor-presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, conheceu nesta terça-feira (9) as instalações do Porto de Rotterdam (PoR), considerado um dos principais terminais marítimos do mundo. Em setembro do ano passado, o Governo do Ceará e o Porto de Rotterdam firmaram convênio para a elaboração do plano de desenvolvimento para o Porto do Pecém, que consiste na integração entre porto, indústria e Zona de Processamento de Exportação (ZPE), e na atração de novos investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). "Essa parceria com os holandeses, que têm um dos principais portos do mundo, será muito importante para o crescimento do nosso Porto do Pecém e possibilitará, ainda, a geração de empregos e o desenvolvimento da região", citou o governador Camilo Santana.

rWhatsApp Image 2016-08-09 at 09.13.32 1Nesta quarta-feira (10), o diretor internacional do Porto de Rotterdam, René van der Plas, vai apresentar ao governador as propostas para o Porto do Pecém, ZPE e CIPP, resultado da assessoria. “Essa apresentação é um dos frutos do convênio firmado entre o Ceará e o porto holandês. São apontamentos preciosos que vão garantir ainda mais crescimento para o Porto do Pecém”, observa André Facó. Para Danilo Serpa, a assessoria irá direcionar o Porto do Pecém em relação à gestão portuária. "Pecém apresentou crescimento nesses anos de funcionamento, mas agora, com essa assessoria de um porto como Rotterdam, acreditamos que será um crescimento muito mais significativo", declara.


rWhatsApp Image 2016-08-09 at 09.13.31 1Visitas técnicas
Na manhã desta terça, após assistirem a uma apresentação sobre o PoR, a comitiva visitou de barco os principais pontos do terminal. “Conhecemos a estrutura que faz de Rotterdam um Hub Port importante como ele é. Tivemos atenção especial para as áreas de contêineres e tancagem do Porto”, destacou o secretário de Infraestrutura. A visita foi guiada pelo diretor internacional do PoR.
A visita oficial à Holanda segue até o próximo dia 12. “Essa parceria com Rotterdam marca um novo tempo para o Porto do Pecém. Além do contato com o pessoal do terminal, vamos também nos encontrar com representantes de empresas que atuam aqui na Holanda e têm interesse em investir no Ceará”, informa André Facó.

Porto do Pecém


O Governo do Ceará tem realizado diversas ações para ampliar e modernizar o Porto do Pecém. Dentre as melhorias, que colocarão o porto entre os mais eficientes do mundo, estão a ampliação do Terminal de Múltiplo Uso, a construção de mais três berços (dois já concluídos), a construção de uma nova ponte, além do novo descarregador e da segunda esteira transportadora de minério de ferro. Com as obras e o início do funcionamento da Companhia Siderúrgica (CSP), a expectativa é de que o movimento no porto seja quintuplicar.



Porto de Rotterdam


O Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e atua como Hub Port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos, como os de Singapura e de Xangai, mas continua tendo vital importância para o transporte marítimo e para as operações de comércio exterior. Sua importância, tanto atual quanto histórica, fazem dele uma atração à parte na área logística.

Abrangendo 105 quilômetros quadrados, o Porto de Rotterdam estende-se por uma distância de quarenta quilômetros (25 milhas), funcionando como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e de outras mercadorias entre o continente europeu e de outras partes do mundo.



09.08.2016


Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da Seinfra
(85) 98898-4318 ou (85) 3216-3764
Twitter: @seinfrace
 

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários