Milagres- CE Município que carrega a Fé até no nome

Igreja de Nossa Senhora dos Milagres (Foto: Okariri)


Segundo relatos históricos, a origem da fé na cidade de Milagres começou com a igreja católica e está diretamente ligada ao povoamento do Cariri e especificamente com a concessão de sesmarias às pessoas influentes no período colonial, as quais se apossaram das terras férteis de onde hoje chamamos de Riacho Porcos. Essas pessoas dominaram os índios e foram constituindo um povoando que crescia perto da igreja, que foi erguida em 1735 por Bento Correia Lima em honra s Virgem do Milagres.

Com o passar do tempo a religiosidade no local começou a ganhar importância, e em 1784 a “Igreja de Nossa Senhora dos Milagres fora Matriz da antiga Freguesia do Cariri. Há registro da criação da paróquia, em 10 dezembro de 1809, tomando posse como vigário o Pe. Inácio da Cunha Cerqueira. O ato, porem não se revestiu das formalidades legais, sendo então ignorado pelas autoridades eclesiásticas.
Outro ato de criação aconteceu por meio de uma lei imperial em 03 de dezembro de 1842, antes mesmo da cidade de Milagres ser elevada a categoria de vila, esta lei foi revogada pela Assembleia Provincial do Ceara, que por um decreto em 08 julho de 1850 cria de fato, a paróquia de Nossa Senhora dos Milagres. Campanha vai festejar os 165 anos
Neste mês de agosto os católicos comemoram a festa da padroeira do município que traz como tem “Com Nossa Senhora dos Milagres celebramos o Centenário da Diocese”, esse é um momento muito importante, pois tem como objetivo incentivar, e fortalecer mais ainda a fé.

Fé nos dias atuais

Hoje são mais de 100 anos que a fé foi inserida em Milagres por meio de igreja católica, e no decorrer do tempo o número de fiéis cresceu consideravelmente, Porém nos últimos anos o numero de evangélicos vem crescendo no Brasil, em 2012 já representavam 61,45% da população, Já em Milagres no senso do IBGE de 2010, o número de católicos na cidade representava 92,21% da população, os evangélicos com 35% e os espírita com 11%, não sendo informadas outras denominações.
Segundo a Bíblia “fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. Hebreus 11:1
Segundo o dicionário: “Fé é a coragem de acreditar (sem qualquer desconfiança),em algo que nos foi prometido e ainda não vemos, masque esperamos, baseados na Fidelidade da Palavra que nos foi dada”.
Fé! Palavra tão pequenina, mas com um grande significado, na verdade é muito mais do que crer, é algo de muito poder na vida de uma pessoa, “a fé nos abre para o mundo do sentido, como em resposta a proposta divina, a fé proporciona a experiência do que realmente vale a pena, ela indica e me mostra que a vida tem um sentido profundo e verdadeiro em um ser superior”.

Com informações do Portal Okariri

Postar um comentário

0 Comentários