Universidade Federal do Ceará é eleita uma das melhores da América Latina

Universidade Federal do Ceará (Foto: Agência Diário)


A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi eleita a 87ª melhor universidade da América Latina. No último levantamento da QS Universities Rankings, a instituição ocupava 94ª colocação. No novo ranking, a UFC passou a ser 20ª melhor universidade do Brasil e a única do Ceará a aparecer na relação.

Este é o segundo ano consecutivo em que a Universidade melhora seus indicadores de qualidade. Em 2014, a UFC ocupava a 100ª posição na América Latina e a 25ª no País. No ano passado, a Universidade era 94ª melhor latino-americana e 23ª nacional, conforme dados repassados pela UFC.

O QS é considerado um dos mais importantes rankings internacionais de avaliação da excelência acadêmica, ao lado de levantamentos como o THE e o ARWU.

Metodologia QS

Para chegar a esses dados, a QS avalia a reputação das instituições tanto do ponto de vista acadêmico como do mercado de trabalho, a partir de entrevistas com representantes desses setores. A QS também considera uma série de indicadores numéricos que avalia o empenho da Universidade na produção científica e no comprometimento com a qualidade de ensino.

Produção de conteúdo acadêmico

A UFC também foi avaliada positivamente pela quantidade de artigos produzidos por professor, ocupando a 26ª posição na América Latina. Também obteve bom desempenho em impacto das novas tecnologias (32º), redes de pesquisa internacionais (39º) e citações por artigo (41º). O critério redes de pesquisas internacionais foi introduzido este ano e avalia as parcerias internacionais em grupos de pesquisas desenvolvidas por determinada universidade.

No ranking Brasil, a Universidade avançou nos indicadores de "citações por artigo", passando da 17ª para a 8ª posição nacional em apenas um ano. O indicador avalia a repercussão que determinado trabalho teve na comunidade científica a partir de sua citação em outras pesquisas da mesma área.

Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários