Municípios terão R$ 12 milhões para incentivar o turismo

Sete cidades do Cariri serão beneficiadas com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Foto: Serena Morais/Jornal do Cariri)

O turismo de aproximadamente 20 cidades do interior do Ceará vai ser contemplado com 12 milhões de reais por ano para serem investidos na infraestrutura dos pontos turísticos de grande visitação pública. No Cariri, serão beneficiados os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda, Assaré e Santana do Cariri. Os recursos correspondem a 20% da arrecadação anual de 60 milhões do Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo que, nos últimos dez anos, eram destinados somente para obras estruturantes nos roteiros turísticos da Região Metropolitana de Fortaleza.

A descentralização desses recursos foi graças a uma emenda à lei estadual que regulamenta o setor turístico cearense, de autoria do deputado José Ailton Brasil (PP) que já foi aprovada no plenário da Assembléia Legislativa e aguarda sanção por parte do governador Camilo Santana (PT). O parlamentar contou que a matéria encontrou resistência na Comissão de Orçamento da AL por parte dos deputados de outras bancadas, contrários a distribuição da arrecadação do Fundo.

Nos próximos dias, o secretário de turismo do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba visitará os centros turísticos da região.

A partir daí deve se construir um acervo para ser exposto nas grandes feiras nacionais em várias regiões brasileiras com o intuito de divulgar o potencial turístico caririense.

O segundo passo será a celebração de convênio com a CVC, maior Companhia Aérea Turística do País, com o objetivo de destinar um vôo semanal, partindo das Regiões Sul e Sudeste do Brasil com destino ao turismo do Cariri. É pensamento da Secretaria vender no Sul do País os espaços do Centro de Convenções do Crato para a realização de grandes eventos em diversas áreas. Alguns projetos de fortalecimento do turismo do Cariri estão sendo pensados, dois deles são a construção de um Centro Cultural, modernização e aperfeiçoamento do artesanato da região. O trabalho de catalogação do mapa turístico do Cariri terá a participação da Universidade Regional do Cariri (Urca), Geopark Araripe e demais instituições afins no sentido de mostrar aos grandes centros brasileiros o potencial turístico da região e passar a vender pacotes turísticos de viagens.

Para o professor Edivaldo Sobreira Lins, o Cariri tem potencial suficiente para tornar o turismo da região autosustentável, bastando para isto investimentos corretos em obras estruturantes que possam oferecer conforto e bem estar aos seus visitantes.

Sobre a descentralização na distribuição dos recursos do Fundo, ele diz que é uma boa iniciativa para que tudo comece a acontecer, concluiu o professor.

Amélia Linhares, proprietária de uma agência de turismo disse que, para o setor crescer de forma sustentada faz-se necessário um plano de desenvolvimento coerente e eficaz no âmbito da infraestrutura, ou seja, melhoramentos em diversos estabelecimentos e serviços que dão suporte a atividade como meios de transportes, hospedagens e alimentação, compras e entretenimento. Os atrativos naturais e culturais não são suficientes para o incentivo ao turismo.

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

0 Comentários