Autoridades se reúnem para tratar sobre segurança na Festa de Santo Antônio de Barbalha

Festa de Santo Antônio de Barbalha (Foto: Divulgação)

A primeira audiência pública para tratar sobre segurança na Festa de Santo Antônio em Barbalha aconteceu na última segunda-feira (2). Visando a segurança da população barbalhense, dos carregadores do pau da bandeira e visitantes em geral durante o período das festividades e do  cortejo do pau da bandeira aconteceu.

Audiência foi presidida pela representante do Ministério Público, o promotor de justiça Francisco das Chagada da Silva e, contou com as presenças de representantes do IPHAN, Igor de Menezes Soares; Cícero Romão Sousa e Elvis de Sousa, carregadores do pau da bandeira; Dra. Ana Keive Cabral Moreira, Procuradora do município; major José Adailton, comandante da 2ª CIA da Policia Militar; Dr. Júlio César Agrelli Lobo, delegado de polícia Civil; os representantes da SEMACE, João Josa de Melo Neto; Roberto Correia Granjeiro, Diretor do DEMUTRAN; representantes do CMBIO, Quitéria Cavalcante e Raimundo Macedo Leite e Expedito Rildo Teles, capitão do pau da bandeira.

O Dr. Francisco das Chagas promotor de justiça, informou que conforme já feito audiência no ano passado, as medidas tomadas pelas autoridades presentes já minimizou os acidentes durante a festa. Afirmou ainda que mesmo com todas as medidas adotadas ainda se mostrou lamentável o acidente que vitimou um dos carregadores do pau da bandeira, fato que por si só, requer o máximo de prudência em todas as etapas da festa.

O Diretor do DEMUTRAN, Roberto Granjeiro afirmou que neste ano estará trabalhando com 23 homens, em todas as localidades durante o dia e a noite. A Procuradora Dra. Ana Keive Moreira informou que o município de Barbalha, em parceria com o município de Juazeiro do Norte, firmou convênio para disponibilizar em efetivo de 100 guardas municipais para o dia do cortejo do pau da bandeira. 

O Major da Polícia Militar, José Adailton solicitou mais dados para montar um plano de operação para o efetivo que irá disponibilizar para o evento e que a PM estará presente em todos os dias, e principalmente nos dias maior fluxo de pessoas.

A Dra. Ana Keive avaliou o encontro em que se discutiu a segurança no período da festa como positivo, e disse que esse tipo de acontecimento serve para que o município possa aprimorar os trabalhos e poder ofertar aos visitantes e os barbalhenses uma festa mais segura e que todos possam se divertir em paz. "Ao longo dos anos Barbalha vem melhorando a sua participação no evento e vamos trabalhar em conjunto com o DETRAN, DEMUTRAN, PRE, PM, Guarda Municipal de JN, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos ligados a segurança.

O Promotor de Justiça Francisco das Chagas, disse que o mesmo que aconteceu no ano passado, estar acontecendo este anos, reunindo os segmentos, órgãos públicos e da segurança pública, que possam somar forças para que a festa de Santo Antônio possa ser realizada com êxito e garantindo a população o direito de ir e vi e a segurança necessária para os festejos do padroeiro de Barbalha.

O Delegado de Polícia Civil Dr. Júlio César Agrelli, já é a segunda vez como delegado titular em Barbalha, que responde durante a festa de Santo Antônio este ano. Dr. Júlio Agrelli disse que Audiência foi satisfatória e no que depender da Secretaria de Segurança Pública a Polícia Civil vai estar disposta a prestar a maior colaboração possível ao evento para que tudo possa transcorrer de forma pacífica. 

Assessoria de imprensa

Postar um comentário

0 Comentários