Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta sexta no Ceará

Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada desta sexta no Ceará (Foto: Reprodução)

A chuva de meteoros conhecida como "Lírida" poderá ser vista no Ceará, na madrugada desta sexta-feira, 21, e na madrugada de sábado, 22. A observação das pedras será melhor em localidades pouco luminosas. O pico acontece de 2h às 5 horas da manhã.

"Cada mês a Terra encontra uma região de pedras, que são atraídas e se chocam com a atmosfera. Com o choque, o atrito com a atmosfera gera calor e faz aquele rastro brilhante no céu. "As pessoas chamam esse brilho de estrela cadente", explica o astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro. 

As pedras são pequenas e não oferecem riscos a região urbana. "Há a possibilidade (de cair em centros urbanos), mas como 2/3 da Terra é água e maior parte das regiões não é urbanizada, a maioria das pedras cai no mar", diz o astrônomo. 

"É um belo espetáculo para se assistir. A maioria queima na atmosfera e cai só o pó. Quando alguma tem núcleo mais denso, metálico, ele atinge a superfície". Serão mais de 40 meteoros chovendo a partir das 2 horas. 

A chuva de meteoros Lírida acontece todos os anos entre os dias 16 e 25 de abril. Ela é resultado da passagem do planeta Terra pelos rastros do cometa não periódico chamado Thatcher C/1861 G1. 

Fonte: O POVO

Postar um comentário

0 Comentários