Prefeitura de Milagres é controlada por clã político, diz jornal




A edição deste domingo de carnaval do Jornal O Povo trouxe uma matéria com o título: "Clãs políticos, famílias controlam 45% das prefeituras cearenses". De acordo com o texto, pesquisa aponta a força dos clãs políticos na distribuição de poder nas prefeituras cearenses, entre elas está a Prefeitura de Milagres.

De acordo com o doutor em Ciências Políticas, Venuccio Pimentel, “clã político é um tipo de organização parecida com a máfia: alimenta-se da formalidade do processo político para controlar disputa em determinado lugar”.

Dados de 2013, levantados pela pesquisa, mostraram que 45% das prefeituras cearenses, entre elas a de Milagres, possuíam um ou mais parentes de prefeitos como secretários das principais pastas. O pesquisador analisa que essa é uma forma de controle que transforma “a coisa pública em particular”.

Em Milagres, o atual prefeito Hellosman Sampaio completa este ano 20 anos no poder, somados todos os seus mandatos. E o seu partido, o PMDB, fecha agora em 2016, 24 anos ininterruptos a frente da Prefeitura. Além da concentração de poder, a pesquisa destacada pelo jornal O Povo assegura que, em 2013, havia parentes do prefeito a frente de secretarias municipais.

“Nossa população continua analfabeta e cheia de dificuldades e os políticos tiram proveito disso da forma que podem. Para piorar, é tudo dentro da lei, já que nomear secretários da família é permitido”, argumenta o doutor em Ciências Políticas, Venuccio Pimentel.  

leia informação completa do Jornal O POVO (Clique aqui)

Postar um comentário

0 Comentários