Blitze da Semace flagram dez carros poluindo acima do permitido no Cariri

Reprodução

A primeira operação de 2016 do Programa de Combate à Fumaça Negra na região do Cariri resultou na autuação de dez veículos e um total de 363 vistoriados. A equipe de fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve nos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, entre os dias 16 e 18, respectivamente, inspecionando a intensidade de fumaça emitida pelos automóveis movidos a diesel.

O Cariri é uma região que recebe uma atenção especial da Semace com relação à realização de blitze para combater a poluição atmosférica ocasionada pelos carros em virtude da grande frota e do intenso fluxo de caminhões, ônibus e transportes alternativos entre as cidades. Os municípios do trecho Crajubar, como é conhecido o triângulo que envolve Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, lideraram de 2012 a 2014 a média de veículos irregulares no Ceará.

Medição

Para medir a intensidade de fumaça emitida pelo veículo, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco índices colorimétricos, que representam o grau de poluição. Na oportunidade, é feita uma comparação da cor do material lançado pelo carro na atmosfera com a cartela da escala. Quando constatado que a fumaça está semelhante aos dois primeiros níveis, o automóvel é liberado. Porém, se a cor apresentada se igualar aos três últimos é aplicada uma multa, que pode variar de R$ 1,614 a R$ 6,457.

A emissão de fumaça negra proveniente dos veículos automotores do ciclo diesel é o resultado de uma combustão incompleta e está associada a problemas operacionais e de manutenção, podendo acarretar doenças ligadas ao aparelho respiratório e cardiovascular, bem como alterações no clima da terra.



Assessoria de Comunicação da Semace

Postar um comentário

0 Comentários