As matrículas terão início nesta segunda-feira (4) e prosseguem até 25 de janeiro

Foto/ Divulgação

A Secretaria da Educação vai disponibilizar mais de 500 mil vagas para o Ceará, 80 mil a mais que no ano passado. As matrículas terão início nesta segunda-feira (4) e prosseguem até 25 de janeiro.

De acordo com a coordenadora de gestão da Seduc, Elizabeth Araújo, o aumento do número de vagas se dá também pela migração de alunos oriundos da rede privada.

“Nosso sistema tem uma oferta para 2016 de quase 513 mil vagas. Número que a gente só confirma quando o processo de matrícula se fecha”, explica. “Temos observado nos últimos anos, essa migração, esse comportamento, de alunos da rede privada indo para a rede pública”, acrescenta.

Para Elizabeth Araújo, existe uma cultura entre as pessoas de que uma escola possa ser melhor do que outra, gerando maior procura e filas. Ela garante que todas as escolas seguem o mesmo padrão de ensino, e que as diferenças que possam existir não são grandes. “De fato, as vezes é muito mais por uma percepção da família. É uma cultura que se estabelece”.

As matrículas na rede estadual de ensino seguem o padrão de três etapas: as primeiras vagas são disponibilizadas para os alunos veteranos. Na segunda etapa, ficam contemplados alunos remanejados, que são aqueles vindos da rede municipal ou de escolas onde não existem o nível desejado. A terceira etapa contempla alunos novatos, ou veteranos em situação de abandono.

As aulas começam no dia 25 de janeiro. Os pais e responsáveis devem levar a cópia da certidão de nascimento e transferência ou declaração de escolaridade, além de uma pasta escolar e duas fotos 3×4. É recomendável que o aluno apresente os documentos de Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem não estiver com a documentação solicitada, poderá entregar à escola em outra data.

Com Tribuna do Ceará

Postar um comentário

0 Comentários