7 açudes atingem 90% da capacidade máxima no Ceará

No Alto Jaguaribe está o único açude sangrando do Estado do Ceará, segundo o Portal. É o Caldeirões, em Saboeiro (Foto: Honório Barbosa)

As chuvas da última semana, apesar de alagar parte das áreas de risco de alguns municípios, têm dado um reforço significativo aos castigados açudes cearenses. O volume gerado pelas precipitações fez com que sete deles atingissem mais de 90% da capacidade máxima, de acordo com dados compilados pelo Portal Hidrológico do Ceará até a manhã de ontem.

O levantamento, publicado no Portal Hidrológico do Ceará, no entanto, informa apenas as condições do Açude de Colinas, em Quiterianópolis. A barragem está 93,28% cheia, o que representa 3,03 milhões de metros cúbicos dos 3,25 milhões de metros cúbicos de capacidade total.

No Alto Jaguaribe está o único açude sangrando do Estado do Ceará, segundo o Portal. É o Caldeirões, em Saboeiro.

Sobre os outros seis açudes com mais de 90% da capacidade, a assessoria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgão que realiza o levantamento dos dados, afirmou que o setor responsável por mapear os açudes só cumpre expediente na próxima segunda-feira (25), quando, então, deve informar quais são estas outras barragens.

Segundo a previsão da Funceme, existem eventos mapeados em todas as regiões do Estado e as precipitações devem ocorrer, inclusive, na segunda-feira (25). As áreas de maior nebulosidade são as do entorno do Jaguaribe e os litorais de Fortaleza e o Leste.

Essa nebulosidade, deve-se à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN - sistema de circulação horária a aproximadamente 12Km de altura) que está próximo à região Nordeste do Brasil, padrão observado nos últimos dias", detalha relatório da Previsão Diária do Tempo postado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O boletim informa, ainda, que choveu em 84 municípios de anteontem para ontem, sendo a maior precipitação registra da em Santa Quitéria (77mm). Em Fortaleza, foram registrados apenas 28mm. O baixo volume não causou muitos danos na cidade, conforme a Defesa Civil.

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários