Protestos pelo impeachment têm adesão menor; organizadores chamam de 'esquenta'

Atos pró-impeachment (Foto:UOL)
Até às 18h35 deste domingo (13), atos pró-impeachment haviam ocorrido em 22 Estados, além do Distrito Federal.

Em São Paulo, foi estimado de 40 mil (segundo o Instituto Datafolha) a 80 mil pessoas (segundo os organizadores) o número de manifestantes presentes na Avenida Paulista --de acordo com a PM, foram 30 mil. O número é bem abaixo do registrado no protesto ocorrido no dia 15 de março, quando 210 mil pessoas, segundo o Instituto Datafolha, estiveram presentes no local --para a PM, foram cerca de 1 milhão de manifestantes.

Na capital Brasília, a manifestação fez com que vias da Esplanada dos Ministérios fossem fechadas e reuniu 6.000 pessoas, de acordo com a Polícia Militar (PM), e 30 mil, segundo os organizadores. No Rio, o ato se deu na Praia de Copacabana e reuniu cerca de 5.000, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. A PM afirmou que não fará estimativa de público.

Em Belo Horizonte, a Polícia Militar estimou em 3.000 os manifestantes que ocuparam a região da Praça da Liberdade. Para organizadores, havia o dobro: 6.000 pessoas.

Em outras capitais, públicos modestos também foram registrados. Em Porto Alegre, organizadores estimaram o público em 3.000 pessoas, mas a Brigada Militar apontou número bem menor: cerca de 400 pessoas. Em Curitiba, o número de manifestantes ficou entre 7.000 pessoas (segundo a Polícia Militar) e 20 mil (de acordo com organizadores). 

A manifestação em Recife contou público estimado entre 500 e mil pessoas, de acordo com organizadores (a PM não calculou o público). Em Salvador, a Polícia Militar estimou em 500 o número de pessoas que participaram do protesto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff --organizadores apontaram um público de até 2.000 pessoas. 

A maior adesão de manifestantes em protestos anti-governo pelo país, até o momento, se deu no dia 15 de março. Naquela ocasião, cerca de 2 milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo federal.

Com informações do UOL

Postar um comentário

0 Comentários