Financiamento universitário em debate na URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA) recebeu a visita do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que debateu questões relativas à greve deflagrada pela URCA, além do projeto de financiamento das universidades estaduais do Ceará.



Renato Roseno falou que deve tentar trabalhar junto ao governo para que as demandas sejam atendidas (Foto: Adriano Duarte/Agência Miséria)
O encontro contou com a presença ainda de membros da reitoria, do Sindicato dos Docentes, alunos e servidores da URCA. Representantes do Centec de Crato que falaram sobre o fechamento da instituição.

Renato Roseno falou que deve tentar trabalhar junto ao governo para que as demandas sejam atendidas. Sobre o financiamento das universidades, o deputado disse que a intenção é montar uma frente parlamentar que defenda o cumprimento da Constituição Estadual, que determina o repasse de 5% da receita líquida do estado para o financiamento das universidades do Ceará.

Conforme o presidente do Sindurca, professor Augusto Nobre, o repasse do recurso referente aos 5%/da receita do estado seria um ponto fundamental para a renovação das estaduais. "Nós teríamos uma nova relação entre universidade, reitoria e governo. A URCA poderia definir ´aqui´ junto a reitoria quando haveria concurso, por exemplo.", afirma.

O Reitor da Urca, professor Patrício Melo, disse que todos os esforços da reitoria para que seja realizado o concurso já foram realizados. "Agora é só questão de o governador (Camilo Santana) assinar. O edital já está pronto e já foi entregue na Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado) e eu ainda pedi celeridade para que esse documento chegue ao gabinete do Governador." disse o Patrício.

Há uma expectativa sobre a reunião que o governo havia marcado com representantes do comando de greve para esta terça-feira (15), mas até o momento não houve confirmação da reunião por parte do governo.

Com informações do Site Miséria

Postar um comentário

0 Comentários