Barbalha tem a maioria dos casos de microcefalia do Interior


Barbalha tem a maioria dos casos de microcefalia no Interior (Foto: Reprodução/Internet)

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) já confirmou, até o momento, sete casos de microcefalia na Região do Cariri. Destes, quatro ocorreram em Barbalha. O município é o segundo com maior número de crianças nascidas com a doença no Ceará, perdendo somente para Fortaleza, que teve 12 ocorrências. Mauriti, Crato e Missão Velha tiveram um caso, cada.

A secretária de Saúde de Missão Velha, Sarah Rachel Correia, afirma que o município, antes mesmo de ter o caso registrado, já realizava campanhas preventivas constantes. "A cidade dispõe de dois agentes de endemias que estão imbuídos no combate e prevenção do mosquito, mesmo que o caso de microcefalia aqui registrado ainda não tenha sido comprovado que foi transmitido por meio do mosquito". E acrescentou que o bebê, de apenas 20 dias, e sua mãe, de 21 anos, estão no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), em Fortaleza, para serem submetidos a exames.

Os nascidos com microcefalia recebem a estimulação precoce em serviços de reabilitação distribuídos em todo o País, nos Centros Especializado de Reabilitação (CER), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Ambulatórios de Seguimento de Recém-Nascidos.


Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários