Ditadura Militar e Desenvolvimento Sustentável marcam a IV Feira de Ciências da Profissionalizante


Estudantes encenaram momentos da Ditadura Militar (Foto : Som da Terra FM)
A Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Zélia da Fonseca realizou a IV de feira das Ciências, Artes e Cultura. O evento encerrou nesta sexta-feira (09), do qual contou com uma grande participação de diversos estudantes de escolas públicas e privadas. Os projetos apresentados pelo os alunos foram divididos em três eixos; “Nossa negritude” (Cultura africana), Desenvolvimento Sustentável e Ditadura Militar.

Os estudantes da Escola Profissional junto com os professores, elaboraram diversos estudos sobre a Caatinga. Onde foram exposto plantas medicinais (que também serve para fins estéticos), animais (anfíbios e répteis) que pertencem a caatinga, além de comidas típicas da região nordeste.

Outra temática que foi abordada na feira de ciências, foi a ditadura militar que censurou, torturou e matou milhares de brasileiros. Em forma de telejornal, os educandos fizeram uma breve apresentação relatando a história do Golpe Militar e encenaram os momentos de perseguição a população que era contra o regime ditatorial.

Já sobre o desenvolvimento sustentável, os estudantes expuseram formas renováveis de tratamento de água para consumo. Como também trouxe à tona o importante debate da escassez de água no nordeste. A qual passamos umas da piores seca já registradas em 50 anos.

A cultura africana também foi destaque da IV feira de ciências da Profissionalizante. Mistura de dança com luta, a capoeira foi também objeto de estudo e apresentação, assim como a religião deixada pelo africanos Candomblé e Umbanda. Os alunos mostraram o quanto é importante combater o preconceito racial e religioso no Brasil.

Em entrevista a Som da Terra FM a Professora e coordenadora da Feira de Ciência Jucy Sá, disse que a Escola Profissional desenvolve várias atividades ao longo do ano letivo. A professora falou ainda sobre os projetos apresentados pelo estudantes.

Ouça na íntegra a entrevista com Jucy Sá ;



Veja fotos do evento  ;


Feira EP




Postar um comentário

0 Comentários